A IMPORTÂNCIA DE TER UM SITE PARA A SUA EMPRESA
A importância de ter um site para a sua empresa abrange diversos aspectos, tanto relacionados a prospecção e relacionamento com seus clientes, quanto em áreas mais técnicas do seu negócio, sendo um acessório fundamental para que a empresa possa crescer e se desenvolver.
Ao contrário do que muitos possam pensar, um site não necessariamente tem função apenas de comercializar um produto ou serviço ou de marcar presença na internet e, inclusive, não possui a mesma função que uma página no Facebook ou Instagram. Mas então quais os motivos para investir nesse recurso? Confira!
Por que criar um site para a sua empresa?
Nos dias atuais a internet é o principal meio para ser encontrado, independentemente do ramo de atuação da empresa, afinal quando seus clientes precisam de algo a primeira coisa que fazem é “jogar no Google” e ver os principais resultados. Ou seja, para ser encontrado é preciso ter uma presença digital, seja um site institucional, blog ou e-commerce.
O site é, basicamente, o cartão de visitas da empresa e permite que o negócio esteja aberto aos visitantes 24 horas por dia, ou seja, sempre que seus clientes precisarem! Além do seu negócio ser encontrado mais facilmente, as vendas também são beneficiadas.
Ter um site para a sua empresa também contribui para o fortalecimento da marca, passando credibilidade, confiança e profissionalismo, afinal qual empresa de referência que não possui um site institucional?
Esses pontos também são beneficiados com a possibilidade de se ter um relacionamento com os clientes, como por exemplo por meio do marketing de conteúdo, da comunicação direta e outras estratégias que te auxiliam a mensurar seus dados e conhecer melhor o público que procura o seu negócio. Por meio desses conhecimentos também é possível personalizar seus serviços
Um último ponto que ressalta a importância de se ter um site para a sua empresa é o retorno financeiro proporcionado. Esse é um meio de propaganda que requer um menor investimento, do que em relação à impressa, por exemplo, e pode trazer resultados melhores.
Porém, para poder aproveitar todos esses benefícios é preciso tomar alguns cuidados na hora da elaboração do site.
Pontos indispensáveis em um site institucional
Não adianta simplesmente ter um site para a sua empresa, é preciso que esse site ofereça uma boa experiência aos visitantes, independentemente se for um blog, landing page, portais, ou em qualquer outro formato.
Em primeiro lugar é preciso lembrar que é o “cartão de visitas” da empresa, ou seja, deve espelhar as principais características do negócio, inclusive em relação ao atendimento. Esse atendimento acontece de maneira indireta, por meio de um site responsivo e funcional, onde as páginas carreguem sem nenhum problema e as principais informações sejam encontradas sem dificuldades.
É preciso também que o seu site seja otimizado para os principais mecanismos de busca, justamente para que possa ser encontrado, e que todo o conteúdo também seja, desde as postagens no blog até os e-mails marketing, se for o caso. Além disso, é fundamental que seu site seja atualizado constantemente.
E para saber se todos esses pontos estão dando resultado, uma conta no Analytics pode ajudar consideravelmente.
As ferramentas utilizadas na criação do site institucional também podem fazer toda a diferença. O WordPress é uma das principais utilizadas hoje em dia e traz uma série de excelentes funcionalidades e acessórios para melhorar ainda mais a experiência.
Porém, criar e manter um site para a sua empresa não é, necessariamente, uma tarefa fácil, principalmente se levar em consideração as correrias e afazeres do dia a dia. É pensando justamente em facilitar esse processo que a 4marketing baseia seus serviços: criação, desenvolvimento, design e otimização.